DIFERENÇA DE POTÊNCIAL
A diferença de potencial de uma fonte de energia relaciona-se com a energia que fornece à unidade de carga eléctrica que atravessa o circuito. Quanto maior for a diferença de potencial da fonte de energia de um circuito, mais energia é fornecida às cargas eléctricas do circuito.
A diferença de potencial representa-se por U ou V. É habitual escrever abreviadamente d.d.p. quando nos referimos à diferença de potencial.
A unidade SI desta grandeza é o volt, símbolo V. Também são muito usados os múltiplos quilovolt, kV ; megavolt, MV ; milivolt, mV.
A diferença de potencial mede-se com aparelhos chamados voltímetros. Também pode medir-se com multímetros ligados na posição adequada para a diferença de potencial.
Para medir a diferença de potencial nos terminais de um receptor liga-se um voltímetro aos dois terminais em paralelo.
A diferença de potencial nos terminais da associação de pilhas em série é igual à soma das diferenças de potêncial nos terminais de cada pilha.
Diferença de potêncial em circuitos com lâmpadas em série:
A d.d.p nos terminais de um conjunto de lâmpadas em série é igual à soma das diferenças de potêncial nos terminais de cada uma das lâmpadas.
Diferença de potêncial em circuitos com lâmpadas em paralelo:
A d.d.p nos terminais de um conjunto de lâmpadas em paralelo é igual à diferença de potêncial nos terminais de qualquer uma delas.
INTENSIDADE DA CORRENTE
A intensidade da corrente é outra grandeza física que caracteriza a corrente eléctrica. Representa-se pela letra I.
A intensidade da corrente nos condutores metálicos e na grafite relaciona-se com o número de electrões que passa numa secção recta do circuito por unidade de tempo.
O ampere, símbolo A, é a unidade SI de intensidade da corrente. Também são usados os múltiplos: quiloampere, kA ; miliampere, mA e microampere, uA.
Mede-se com aparelhos chamados amperímetros ou com multímetros na posição adequada para medir a intensidade da corrente. Ao contrário do que acontece com os voltímetros, os amperímetros instalam-se nos circuitos sempre em série.
Intensidade da corrente em circuitos com lâmpadas em série:
Nos circuitos em série, a intensidade da corrente tem o mesmo valor em qualquer ponto.
Intensidade da corrente em circuitos com lâmpadas em paralelo:
Nos circuitos em paralelo, a intensidade da corrente no ramo principal é igual à soma das intensidades da corrente nas várias ramificações.
muito bem explicado
ResponderEliminarnão foi muito convicente
ResponderEliminar